O que vamos aprender nesse artigo?
É notório como o brasileiro se adaptou à instrumentalidade do uso da internet. Bancos e grandes empresas no varejo investem cada vez mais nesse segmento, com o objetivo claro de alcançar seus clientes. Com as facilidades do crédito e a expansão da rede móvel, é importante que suas marcas estejam “ao alcance dos dedos” por meio de celulares e computadores.
Essa realidade se estende não só às grandes empresas mas também ao pequeno e microempreendedor: hoje, não possuir uma página própria na internet é correr um risco muito alto de ficar no ostracismo e no esquecimento (e ser literalmente engolido pela concorrência).
Mesmo profissionais liberais e artistas utilizam-se dessa ferramenta construindo Blog para que suas ideais, arte, talento ou serviço possam ser oferecidos e expostos ao público.
É importante entender que, quando as pessoas procurarem pela sua empresa na internet, o que elas vão encontrar? Ou mesmo se vão te encontrar! De forma geral, você terá duas opções:
Existem diversas plataformas “gratuitas” que oferecem facilidades para que você mesmo possa fazer seu próprio site ou blog, como a Wix, Duda, UOL dentre tantas outras.
Mas será que vale realmente a pena usar essas plataformas? Seguem aqui algumas desvantagens:
O custo de hospedagem, mesmo para publicações mais simples, sempre é mais caro nessas plataformas. A palavra Gratuitas acima está entre aspas pois, à medida que você precisa de ferramentas mais sofisticadas para o seu site, os custos aumentam (e muito!). E acontece muitas vezes que a plataforma não oferece os recursos que seu site precisa.
À medida que seu público aumenta, ou se você já possui uma clientela segmentada e uma clara visão das suas necessidades, essas plataformas de “faça você mesmo” deixam a desejar em relação a recursos mais avançados.
Sabe quando as coisas dão errado, ou quando ou você precisa tirar uma dúvida e só consegue suporte por meio de e-mails que demoram a chegar? Ou por chats com robôs de respostas automáticas? Se isso irrita você, é bom se acostumar, pois é o que essas plataformas “gratuitas” oferecem.
Esse é sem dúvidas um fator importantíssimo: tempo. Confeccionar um site profissional, realizar as manutenções e configurações (para aumentar seu ranking nas ferramentas de busca, por exemplo) requer um tempo que você não dispõem, pois sua principal preocupação é manter seu negócio funcionando.
Por outro lado, contratar empresas especializadas para construir seu site pode lhe proporcionar um resultado muito mais profissional, com os recursos que seu negócio ou clientela exigem, sem que você tenha que se adaptar aos jargões e conhecimentos técnicos.
Claro que essas plataformas “gratuitas” citadas oferecem um “start” bacana pra quem quer se lançar na rede, mas pelos custos envolvidos (que tendem a aumentar) e tempo exigido, o ideal é contar com uma ajudinha profissional.
Em poucas palavras? Um site profissional a custos bastantes competitivos em relação a outras empresas e agências no mercado, além de suporte direto com o desenvolvedor (aqui você fala com gente de verdade).
Precisando de um site ou blog? Converse com a gente!
Telefone ou Whatsapp: (21) 97372-0733
Email: [email protected]